Qualidade de Vida
 
Dicas de alimentação saudável para pessoas que trabalham fora de casa

Uma alimentação equilibrada é fundamental para manter o bem estar, evitar doenças e melhorar o rendimento no trabalho. Com a vida moderna exigindo cada vez mais, esquecemos de desfrutar os momentos de lazer, de relaxar, praticar atividades físicas e por consequência não dando atenção ao que estamos comendo.

Com a única opção de alimentarem-se fora de casa, as pessoas acabam não sabendo consumir alimentos saudáveis. Pensando nisso, trago algumas dicas importantes a serem lembradas na hora das refeições, seja ela em casa ou na rua:

  • Faça no mínimo 5 refeições ao dia incluindo café da manha, almoço, janta e dois lanches intermediários.
  • Não fique mais de 3 horas sem se alimentar, isso vai fazer com que na próxima refeição você não coma além do necessário.
  • Beba bastante água (no mínimo 2L/dia)
  • Coma com calma, mastigue bem os alimentos, você vai estar ajudando na sua digestão e por consequência acabará comendo menos.
  • Evite o consumo excessivo de sal, gorduras, e açúcar esses alimentos se consumidos sem moderação modem trazer riscos à saúde.
  • Tome cuidado com alimentos, industrializados, congelados, embutidos ou defumados, estes produtos contem grande quantidade de sódio e outras substâncias que podem trazer malefícios.

Dicas para não errar na escolha dos alimentos na hora do almoço:

  • Capriche nas saladas, priorize um prato colorido, mas tenha atenção na hora de temperar sua salada, opte por azeite e limão e evite molhos a base de maionese ou creme de leite, esses podem conter grande quantidade de gordura e calorias.
  • Escolha uma leguminosa (feijão, lentinha, ervilha, grão de bico), uma opção de carboidrato (batata, macarrão, aipim, arroz, polenta) e uma porção de carne magra.
  • Priorize preparações cozidas, grelhadas ou assadas.
  • Dê preferência aos carboidratos integrais eles vão auxiliar no transito intestinal e trazer maior saciedade.
  • Não consuma líquidos juntos com as refeições eles vão dificultar sua digestão.
  • Evite refrigerantes e sucos industrializados
  • Opte por sucos naturais ou água.
  • Na hora da sobremesa escolha uma fruta ou salada de fruta ou até mesmo gelatina, cuide com sobremesas muito calóricas.

Dicas para escolher uma opção para seu lanche:

  • Escolha para seu lanche, iogurte, frutas, castanha, amêndoa, nozes, sanduíche natural, suco natural ou até mesmo uma barra de cereal.
  • Na preparação do seu sanduíche escolha pão integral, requeijão, queijo magro (ricota, queijo de minas), presunto magro ou a base de aves, você pode incrementar com cenoura e beterraba ralada, ou tomate e alface, as opção são diversas.
  • Cuide com o excesso de açúcar na hora de preparar seu suco.
  • Não deixe faltar alguns alimentos muito importantes para o bom funcionamento do seu organismo, conhecidos como alimentos funcionais. Esses alimentos colaboram no metabolismo e trazem benefícios a saúde além das funções nutricionais básicas. Os efeitos benéficos vão desde redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL), efeitos antioxidantes, redução do risco de doenças cardiovasculares, entre outros.
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Segue alguns alimentos incluídos nessa categoria:

  • Aveia, soja, bebidas lácteas fermentadas, tomate, suco de uva ou vinho tinto (um cálice), peixes, linhaça, óleo de peixe, azeite, chocolate, chá verde, entre outros.

 

Nutrª Krisla Brandão
CRN 7568P



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